Menu Principal

Comprar ou Vender (Oferta x Demanda)

Se estiver no celular, ative a opção "Site para computador" nas configurações do Chrome (nos ... que aparecem no canto superior direito) e a opção "Visualizar versão para WEB" que aparece no final da página. Atenção: Ativar somente uma das opções não funciona corretamente.


Como decidir quando Comprar e quando Vender um Ativo e a qual Preço. 
A relação entre Oferta x Demanda.

Primeiro é preciso entender que o que determina se o preço de um Ativo está caro ou barato, acima de qualquer coisa, é a lei que rege o Livre Mercado, que é a Oferta x Demanda, seja qual for o Ativo (Produto ou Serviço).

Para entender melhor, vamos ver um exemplo clássico muito utilizado em cursos de economia. Quanto custa um garrafinha de água ? Antes de responder, suponha a seguinte situação:

1) Você em determinado momento não tem em seu poder nenhum dinheiro em espécie, cartão, cheque ou qualquer outra forma de pagamento tradicional, mas ... possui alguns diamantes cujo valor individual ultrapassa alguns milhares de R$ ou US$.

2) Você está caminhando no centro de uma grande cidade.

3) Você está literalmente morrendo de sede.

4) Um vendedor de rua lhe oferece uma garrafa d'água em troca de 1 dos diamantes. Você trocaria 1 dos diamantes pela garrafa d'água ? Provavelmente não. Por que ? Por que provavelmente você poderia obter um pouco d'água de graça em algum bar da esquina, certo ?

Agora, suponha que você, de posse somente dos diamantes, esteja perdido em um deserto e prestes a morrer de sede, e um viajante, montado em um camelo, lhe oferece água e ajuda para chegar a um lugar civilizado em troca de 1 ou alguns dos diamantes que você possui. Você aceitaria a proposta ? Provavelmente sim, pois caso contrário você morreria e os diamantes não lhe serviriam de nada, certo ?

Pois bem, com os Ativos negociados na Bovespa, guardadas as devidas proporções, acontece a mesma coisa ... O que determina o Preço do Ativo é a lei da Oferta x Demanda.

Mas como saber como está a Oferta x Demanda de um Ativo na Bovespa para saber se o preço a ser pago ou ofertado vale a pena ?


Ai é que entra a Análise Técnica, e mais especificamente as Análises feitas pelo JFS-ADAB.

Uma Análise Técnica bem feita consegue identificar Bons Momentos, tanto para Compra como para Venda de ativos, analisando, entre outras coisas, Volume, Liquidez, Pressão Compradora, Pressão Vendedora, Suportes e Resistências.

Em especial, os Suportes e Resistências são muito importantes pois identificam a que preços há o Equilíbrio, uma Maior Força Compradora (que ajuda a decidir pela compra) ou uma Maior Força Vendedora (que ajuda a decidir pela venda).

Desta forma:

- Quando os preços caem abaixo de Suportes Importantes, significa que a pressão Vendedora está sendo maior do que a pressão Compradora, e isso pode significar que os preços continuarão a cair ou ao menos permanecerão próximo de onde estão  (abaixo destes Suportes, que agora passam a funcionar como Resistências) por um bom tempo.

- Quando os preços sobem acima de Resistências Importantes, significa que a pressão Compradora está sendo maior do que a pressão Vendedora, e isso pode significar que os preços continuarão a subir ou ao menos permanecerão próximo de onde estão  (acima destas Resistências, que agora passam a funcionar como Suportes) por um bom tempo.

E como saber quais são estes Suportes e Resistências Importantes ?

1) O JFS-ADAB identifica 18 Suportes e Resistências Importantes com base nos últimos 30 pregões (o que denominamos de SRP, ou Suportes e Resistências do Período) que podem ser utilizados para decisões de curto, médio e longo prazo.

2) O JFS-ADAB identifica os Suportes e Resistências mais importantes para o próximo pregão, sendo eles:
    - Valor ideal para avaliar possível compra (Start).
    - 3 Suportes (para avaliar venda para realizar lucro já obtido ou evitar perdas maiores) em caso de queda.
    - 4 Resistências (para avaliar venda para potencializar lucros já obtidos ou aguardar lucros para os próximos dias) em caso de alta.